Área do aluno

Direito Internacional

Título Concedido: Especialista em Direito Internacional

Certificado pelo MEC

 

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Internacional do CEDIN / Faculdade Arnaldo, fundado e coordenado pelo Prof. Leonardo Nemer Caldeira Brant, tem por finalidade promover uma análise profunda das relações jurídicas internacionais, de modo a desenvolver nos alunos maior capacidade de compreensão dos modos de formulação de políticas e ações jurídicas de inserção internacional, capacitando os futuros especialistas a operar com o instrumental normativo das Relações Internacionais. Desde 2005, seu primeiro ano, a especialização em Direito Internacional conta com professores altamente qualificados, tratando de temas relevantes e atuais, organizados em quatro módulos, cujos conteúdos estão centrados no estudo de temas do Direito Internacional Público e Privado.

O curso é montado de maneira modular.

Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e a distância.

Na modalidade a distância, uma das quatro avaliações deve ser feita presencialmente em Belo Horizonte, mediante agendamento prévio. O Trabalho de Conclusão de Curso também deverá ser defendido presencialmente.

DIFERENCIAL: Os vídeos são igualmente disponibilizados para os alunos presenciais, todavia não substituem a presença obrigatória.

O CEDIN acredita que o debate em sala de aula enriquece o conteúdo lecionado e, neste sentido, não trabalha com gravações com professores em estúdio, mas sim com a transmissão em tempo real da sala de aula e gravação deste material a cada nova turma.

A realização do curso está sujeita ao alcance do número mínimo de alunos necessários.

Coordenação

Leonardo Nemer Caldeira Brant

Doutor em Direito Internacional pela Université Paris X Nanterre. Tese de doutorado laureada com o “Prix du Ministère de la Recherche”, em Paris, França. Mestrado e graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do corpo jurídico na Corte Internacional de Justiça (CIJ), Haia. Membro do Comitê Consultivo para Nomeações do Tribunal Penal Internacional (TPI), Haia. Professor convidado do “Institut des Hautes Études Internationales de la Université Panthéon-Assas Paris II” e da Université Caen Basse-Normandie, França. Professor Convidado do Lauterpacht Centre, Cambridge University, UK. Professor do XXXVII Curso de Direito Internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA).

PROFESSORES CONVIDADOS

André Rennó Lima Guimarães de Andrade

Mestre em Direito pelo Faculdades Milton Campos. Professor Assistente do Faculdades Milton Campos.

Arthur José Almeida Diniz

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Bruno Maciel Santos

Mestre em Integração e Cooperação Internacional pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Coordenador do Centro de Direito Internacional.

Bruno Wanderley Junior

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor de Direito Internacional da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor de Direito Internacional da PUC Minas.

Carlos Augusto Canêdo Gonçalves da Silva

Doutor em Direito Penal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor associado II da Universidade Federal de Minas Gerais.

Carlos Eduardo Adriano Japiassú

Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cynthia Soares Carneiro

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Daniela Muradas Reis

Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora assistente da Universidade Federal de Minas Gerais.

Daniela Rodrigues Vieira

Mestre em Ciência Política pela Masaryk University, República Tcheca. Professora do Centro Universitário UNA.

Danny Zarehddine

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor em Relações Internacionais pela PUC Minas.

Délber Andrade Lage

Doutor em Direito Internacional pela Universität Bonn (Alemanha) e pela PUC Minas. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Diretor do Centro de Direito Internacional.

Elisângela Dias Menezes

Doutoranda em Ciências Jurídico-Civis pela Universidade de Lisboa. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora assistente do Centro Universitário de Belo Horizonte.

Fabiano Leitoguinho Rossi

Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Fernanda Araújo Kallás

Doutoranda em Direito Internacional Público pelo Universite de Paris II. Mestre em Direito Internacional Público pelo Universite de Paris II.

Fernando Gonzaga Jayme

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Flávia Bittar Neves

Especialista em Direito Arbitral, Direito Internacional e Direito Comercial Internacional e Processo Civil pela Università Degli Studi di Milano, Itália. Associada de Grebler Advogados e Ex-Secretária Geral da Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil (CAMARB).

Gabriela Frazão Gribel

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora do Centro de Direito Internacional.

Giuliana Magalhães Rigoni

Mestre em Direito Internacional Econômico pela Université Paris I – Panthéon Sorbonne.

Igor Mauler Santiago

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Advogado do Sacha Calmon. Misabel Derzi Consultores & Advogados.

José Luiz Quadros de Magalhães

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

José Luiz Singi Albuquerque

Mestre em Direito e Economia pela Utrecht University. Professor de Direito das Faculdades Milton Campos e da UFOP.

Leonardo Andrade Macedo

Mestre em Direito Internacional pela UFMG. Sócio da Advocacia Raul de Araújo Filho

Leandro de Alencar Rangel

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Assistente A do Centro Universitário de Belo Horizonte.

Leonardo César Souza Ramos

Doutorando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Leonardo Estrela Borges

Doutorando pleno na Université Paris I – Panthéon-Sorbonne. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Faculdade de Direito Milton Campos.

Leonardo Nemer Caldeira Brant

Doutor pela Université Paris X – Nanterre. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais
Professor Pontifícia Universidade Católica.

Lucas Eduardo Freitas do Amaral Spadano

Mestre em Direito Internacional do Comércio pela The London School of Economics and Political Science. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Luciana Diniz Durães Pereira

Mestre em Direito Público com ênfase em Direito Internacional pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora do Centro Universitário UNA.

Lucila de Oliveira Carvalho

Mestre em Direito Comercial pela UFMG. Mestre em Direito Comercial Internacional pela Universidade da Califórnia.

Maria de Lourdes Albertini Quaglia

PHD (doutorado pleno) em Diritto Internazionale dell Economia na Università Luigi Bocconi, Milão. Doutoranda em Direito Público com área de concentração em Direito Internacional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Mário Lúcio Quintão Soares

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Marcelo Dias Gonçalves Vilela

Mestre em Direito Comercial pela UFMG. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr).

Marinana Andrade e Barros

Mestre em Direito Público com ênfase em Direito Internacional pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora do Centro Universitário UNA.

Olympio Barbanti Júnior

Doutor pela London School of Economics and Political Science. Professor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Oswaldo Dehon Roque Reis

Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Professor Adjunto IBMEC/UNA.

Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves

Doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Colaborador do Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil. Professor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Pedro Ivo Ribeiro Diniz

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de Lavras.

Rafael Oliveira de Ávila

Mestre em Estudos Estratégicos (Msc) pelo programa de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando na Escola da Ciência da Informação (UFMG). Coordenador do Curso de Graduação em Relações Internacionais do Centro Universitário de Belo Horizonte.

Renata Mantovani de Lima

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário UNA.

Renato Dolabella Melo

Mestre em Direito Econômico pela UFMG. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI. Pós-graduado em Direito de Empresa pelo CAD/Universidade Gama Filho – RJ. Professor de Propriedade Intelectual, Terceiro Setor, Direito Econômico e da Concorrência, Direito do Consumidor e Economia no curso de graduação em Direito da Unifenas. Professor de Direito Econômico no curso de graduação em Direito da Unipac/BH.
Coordenador e professor no curso de pós-graduação lato sensu em Propriedade Intelectual do Ceajufe.

Suzana Santi Cremasco

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vinícius Marins

Doutor em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Vinicius Francisco de Carvalho Porto

Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor titular do Centro Universitário Newton Paiva.

William Ken Aoki

Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor titular do Centro Universitário Newton Paiva.

Informações Principais

Período do Curso

INÍCIO: 17 de março de 2017
DIAS: Sexta, Sábado
HORÁRIO: 19h às 22h30; 08h30 às 13h50
CARGA HORÁRIA: 360 horas-aula

Inscrições

Inscreva-se

Ou faça sua inscrição no local do curso na rua Santa Rita Durão, no 1.143, 5o andar Savassi, Belo Horizonte - MG.

Outras informações

Aulas semanais às sextas-feiras, das 19h às 22h30, e aos sábados, das 08h30 às 13h50.
(Excepcionalmente, algumas aulas serão ministradas em outros dias da semana)

Módulos

MÓDULO 2017.1 (I): TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

  • Fundamentos do Direito Internacional
  • Direito Internacional Constitucional
  • Sujeitos de Direito Internacional
  • Formação do Direito Internacional

MÓDULO 2017.1 (II): DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

  • Teoria Geral do Direito Internacional Privado
  • Direito Processual Civil Internacional
  • Contratos Internacionais no Direito Internacional Privado
  • Arbitragem Comercial
  • Propriedade Intelectual
  • Introdução ao Comércio Exterior
  • Direito Tributário Internacional
  • Direito Internacional do Trabalho

MÓDULO 2017.2 (I): ESPECIFICIDADES DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

  • Direito das Organizações Internacionais
  • Direito da Segurança Internacional
  • Proteção Internacional dos Direitos Humanos
  • Direito Internacional Penal
  • Direito Internacional Humanitário
  • Proteção Internacional do Meio Ambiente

MÓDULO 2017.2 (II): DIREITO INTERNACIONAL ECONÔMICO

  • O Direito e a Nova Ordem Econômica Internacional
  • Sistema Financeiro Internacional
  • A Organização Mundial do Comércio
  • Direito Comunitário e da Integração

Investimento

Confira abaixo nossas formas de pagamento:

Matrícula

R$ 600,00

Valor não reembolsável

+

À VISTA

R$7.590,50

Valor total:
R$7.590,50

ou

6x

R$1.331,67

Valor total:
R$7.990,02

ou

12x

R$665,83

Valor total:
R$7.989,96

ou

18x

R$443,89

Valor total:
R$7.990,02

ou

Formas de pagamento

À vista: depósito bancário, cheque ou cartão ou na sede do CEDIN. Parcelado: Pagamento recorrente ( É necessário ter limite disponível no cartão de crédito, no valor de uma parcela) cheque, cartão ou na sede do CEDIN.

Depoimentos

|

"Realizei um curso de extensão online pela CEDIN e IBDM, de Direito Minerário. O Curso foi maravilhoso, um conteúdo objetivo e prático, o que aumentou bastante a internalização dos conhecimentos abordados. Da mesma forma a plataforma online funcionou de forma muito eficiente sem qualquer impedimento do início ao final do curso. De fato não sei o que pode ser melhorado pois já foi tão boa a qualidade do curso, seja pelo seu conteúdo programático, seja pelo nível dos ministrantes, seja pelo sistema que não trava e é muito leve e simples de se operar. Só me resta parabenizar a instituição pelos bons serviços prestados."

Caio Coelho Curso de Curta Duração em Direito Minerário

"A Pós-graduação do CEDIN em direito Internacional foi bastante produtiva,me proporcionou uma ampla visão dos diversos ramos existentes na área em questão. Nas aulas tive contato com diversos professores de destaque no ramo que passaram conteúdos que contribuíram para o meu crescimento profissional".

Fernanda Sousa Mayrink Pós-graduação em Direito Internacional

INSCREVA-SE AGORA

Presencial A distância

Masculino Feminino


ETAPA 1>ETAPA 2>ETAPA 3