Grupo de Estudos em Democracia, Diversidade e Direitos Humanos
Grupo de Estudos em Democracia, Diversidade e Direitos Humanos
Alinhado à missão e valores da Instituição, o Grupo de Estudos “Democracia, Diversidade e Direitos Humanos”, é vinculado ao Curso de Graduação em Direito da Faculdade CEDIN.
O Grupo de Estudos tem como objetivo central mapear e oferecer respostas às demandas da comunidade, em especial, para as demandas de grupos sistematicamente vulnerabilizados, vinculando o curso de graduação em Direito à formação voltada para realidade social, para defesa de direitos e para promoção da diversidade, especialmente no território mineiro.
Para tanto, a partir do Grupo de Estudos, buscar-se-á a formação de profissionais sensíveis aos problemas experimentados pela população, principalmente as populações vulnerabilizadas, com vistas a pensar em estratégias de solução para suas demandas e para construção de uma sociedade que promova os direitos à diversidade e à diferença.
Objetivo Geral
O Grupo de Estudos tem como objetivo central mapear e oferecer respostas às demandas da comunidade, em especial, para as demandas de grupos sistematicamente vulnerabilizados, vinculando o curso de graduação em Direito à formação voltada para realidade social, para defesa de direitos e para promoção da democracia, da diversidade e da diferença, especialmente no território mineiro.
Objetivos Específicos
Produzir pesquisas e saberes sobre Democracia, Diversidade e Direitos Humanos.
Produzir materiais técnicos sobre Democracia, Diversidade e Direitos Humanos.
Desenvolver diagnósticos e prognósticos para as demandas da comunidade, especialmente para as populações socialmente vulnerabilizadas.
Articular com outras entidades de pesquisa, órgãos governamentais e não governamentais para melhor alcançar os objetivos do Núcleo.
Realizar seminários, cursos e palestras sobre as temáticas de Direitos Humanos, democracia, direito à diversidade, direito à diferença e participação popular.
Fomentar discussões sobre Democracia e Direitos Humanos na Faculdade CEDIN e promover a tolerância e o respeito à diversidade.
Fomentar a participação de representantes de grupos sistematicamente vulnerabilizados nas atividades do grupo de pesquisa.
Linhas de Pesquisa
Violações de Direitos Humanos e as redes de garantia de direitos;
• Democracia, diversidade e a história brasileira; • Tolerância, discursos de ódio e democracia; • Teoria Crítica da Democracia e dos Direitos Humanos.