professor

Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ

/
NPJ

Objetivo

O Núcleo de Prática Jurídica – NPJ da Faculdade de Direito do CEDIN visa proporcionar a experiência prática mínima necessária à formação discente, mediante o acompanhamento e a participação em situações reais do exercício da advocacia e demais carreiras jurídicas, configurando etapa obrigatória da formação discente e integrante do currículo pleno do Curso de Direito do CEDIN.

Todas as atividades desenvolvidas nas disciplinas vinculadas ao NPJ – Prática Jurídica Judicial e Extrajudicial, nas áreas Cível, Trabalhista e Penal – estão pautadas na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, na interdisciplinaridade, na ética profissional e no enfoque humanista orientador do Projeto Pedagógico do Curso.

Atividades Desenvolvidas

Estrutura e Funcionamento

Com infraestrutura adequada e quadro de pessoal próprio, o Núcleo de Prática Jurídica conta com sala para atendimento externo, além de um espaço para estudo, pesquisa e redação de peças processuais pelos alunos. O atendimento à comunidade é feito mediante procedimento de triagem socioeconômica realizada pelo setor administrativo do NPJ, tendo como critérios a competência da comarca de Belo Horizonte/MG para o procedimento judicial e renda bruta familiar, atendendo ao critério da hipossuficiênica financeira.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira de 7h às 22h30

Localização

Rua Paraíba, 1170 / 2º andar – Savassi, Belo Horizonte – MG
CEP 30130-145

Impactos na sociedade

Tendo como norte o comprometimento humanista da Instituição, o Núcleo de Prática Jurídica comporta projetos de mobilização e conscientização dos direitos humanos, através de palestras realizadas nas escolas municipais e estaduais de Belo Horizonte e região, para alunos do ensino fundamental e médio, com temas diversos, dentre eles: Direito Internacional, Direito Ambiental, Direitos Humanos, Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito do Consumidor, Crimes Virtuais etc. , além de atendimentos e acompanhamentos nas esferas cível, penal e trabalhista, não apenas de casos novos, mas também de processos em curso.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?