cedin blog post

Enem: Confira 8 dicas para você arrasar!

Devido à pandemia do coronavírus que se instalou no Brasil e no mundo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) adiou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova anual para alunos que queiram pleitear uma vaga em uma instituição de ensino superior, seja ela  pública ou privada. A Nota Oficial foi publicada no dia 20 de maio de 2020.

Após a enquete sobre as novas datas de aplicação do exame, as novas datas foram divulgadas, com algumas alterações importantes, já que a prova será realizada em duas versões: 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital) ⏤ Clique aqui para acessar o cronograma oficial do Enem.

Com os desafios ainda maiores, preparamos algumas dicas para você estudante que quer alcançar seu tão sonhado curso, vamos lá?

Mas antes, queremos te dar um presente muito especial para que você já inicie sua prova mais leve, leia até o final para recebê-lo.

1 – Separe com antecedência o que irá precisar para a realização da prova

Para realizar a prova, você não pode se esquecer de três itens essenciais: caneta esferográfica com tinta preta fabricada em material transparente ⏤ de preferência nova, para não te deixar na mão ⏤, documento oficial com foto e a máscara de proteção individual. 

2 – Saúde em primeiro lugar

É muito importante cuidar da saúde física e mental, afinal de contas, “mens sana in corpore sano” (Mente sã em um corpo são). Alimente-se de forma saudável e tente não focar tanto na prova, desencadeando uma ansiedade prejudicial. Neste momento de pandemia, que acomete o Brasil e o mundo, torna muito mais difícil que tenhamos controle sobre nossos pensamentos, não se culpe por isso. Desfocar sua atenção nisso pode te ajudar!

3 – Revise o conteúdo

Como as questões do Enem são escolhidas em um banco de itens elaborados ao longo dos anos, é muito provável que a tendência das questões seja similar à dos anos anteriores. Claro que pode ter algo relacionado à pandemia, já que é algo a nível global e influenciou o modo de vida das pessoas. No entanto, lembre-se de que ter um leque de informações e conhecimentos é importante.

4 – Confira as redes sociais do Inep

O Inep dá diversas dicas sobre a realização das provas em suas redes sociais. Sem contar que, ao longo dos anos, vários usuários perceberam que o Inep dá algumas dicas sobre possíveis temas da redação ou sobre as questões. Vale a pena você conferir as dicas disponibilizadas por lá.

5 – Não se prenda aos modelos tradicionais de estudo

Claro que alguns dias antes da prova, não teremos tempo para estudar tanto, não é mesmo? Mas é sempre bom lembrar que existem outras possibilidades de aprender algo que poderá utilizar na prova, sem necessariamente sentar-se por horas, ler e escrever o que foi lido. Você pode, por exemplo, aprender através de filmes, documentários, músicas, podcasts, audiolivros e novelas. Além de descansar sua mente e seus olhos, você pode aprender, isso é incrível!

6 – Tenha uma estratégia para a realização da prova

Monte uma estratégia eficaz baseada na eficiência de resolução de questões. Cada aluno tem tempos diferentes para a resolução das questões, no entanto, o tempo de prova é o mesmo para todos, por isso, é preciso, antes de tudo conhecer seus pontos fortes e fracos, ver quais opções o tornam mais ágil e desenvolver sua estratégia. Inúmeros professores indicam que iniciem pela redação, utilizando no máximo de uma hora para a realização da mesma, partindo para as questões em áreas que se têm mais afinidade. Aqui vemos a importância dos simulados, não é?

7 – Mantenha a calma na realização dos exercícios

É importante lembrar que dizer “mantenha a calma” não ajuda em nada, sabemos. Todas as pessoas que passaram pelo exame tentaram essa tática, muitas vezes, sem sucesso ⏤ principalmente as ansiosas. No entanto, vale lembrar que a prova é, sobretudo, um exercício de paciência, atenção e agilidade, onde a calma será o seu maior aliado. Você pode fazer alguns exercícios de meditação, de respiração e concentração para se acalmar tempos antes de realizar a prova. Existem diversos aplicativos para Android e iOS que podem te ajudar com isso.

8 – Lembre-se das medidas de segurança

As medidas de segurança adotadas em razão do novo coronavírus serão as mesmas, tanto no exame impresso, como no digital, Haverá distanciamento e número reduzido de participantes por sala. Todos os candidatos serão obrigados a usar máscara facial ⏤ que já virou um item essencial ⏤ que tampe nariz e boca, sob pena de eliminação, tendo álcool em gel disponível em todos os locais de aplicação.

Qualquer participante diagnosticado com covid-19 ou qualquer outra doença infectocontagiosa até a data do exame, não poderá comparecer para a realização do exame nas datas regulares, e deverá entrar em contato com o Inep através do telefone 0800-616161 ou pela página do participante, obtendo o direito de fazer a prova nas datas de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

9 – Fique tranquilo!

Sabemos que essa fase é desafiadora, mas não se preocupe! Temos um presente para você. Como havíamos informado anteriormente, disponibilizamos o link do Edital de bolsas, onde você pode ter a chance de receber uma bolsa de até 100% durante todo o curso de Graduação em Direito pelo CEDIN através do nosso programa de Bolsas.

Inscreva-se no Programa de Bolsas e concorra a uma bolsa de até 100%

Programa de Bolsas

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos que também irão cursar o Enem para que eles também possam receber este presente.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *