O que é ESG e como aplicá-lo na sua empresa? Saiba tudo!
Recentemente, a atenção dos consumidores se voltou para as empresas e seus modelos de negócios. Os executivos, que pouco falavam sobre a forma como a companhia era gerida, estão cada vez mais atentas às tendências que podem melhorar sua reputação.
Estas informações, quando levadas a público, podem ser um chamariz para atrair investidores e, ao mesmo tempo, mostrar ao mercado como a empresa pretende contribuir para um mundo mais sustentável e ético.
Nesse contexto, o ESG tem se destacado como um conjunto de práticas corporativas para se destacar no mercado. Portanto, neste artigo, vamos explorar o que é ESG e como você pode começar a aplicar na sua empresa.
O que é ESG?
ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança. Estes são os três pilares que compõem essa abordagem corporativa e que servem como critérios para avaliar o desempenho de uma empresa em termos de sustentabilidade e responsabilidade social.
Dimensão do cuidado ambiental
A dimensão ambiental do ESG diz respeito às práticas da empresa relacionadas ao meio ambiente. Isso inclui a redução das emissões de carbono, o uso sustentável dos recursos naturais, a gestão de resíduos e a adoção de políticas que minimizem o impacto ambiental das operações.
Dimensão do impacto social
A dimensão social avalia como a empresa se relaciona com os seus colaboradores, clientes e comunidades envolvidas no negócio. Isso envolve a promoção da diversidade e inclusão, a garantia de condições de trabalho justas e seguras, além de contribuições para a melhoria das infraestuturas em que a empresa atua.
Dimensão da governança
A dimensão da governança se refere à forma como a empresa é administrada e controlada. Isso inclui a transparência na divulgação de informações financeiras, a estrutura de liderança e a ética nos negócios. Empresas com boas práticas de governança tendem a ser mais confiáveis e atraentes para investidores.
Como aplicar o ESG na sua empresa
Aplicar as práticas do ESG exige um trabalho em uníssono em todos os setores de uma empresa. Apenas com o envolvimento dos colaboradores é possível tornar as práticas em uma parte da cultura empresarial.
Os primeiros passos do ESG
Como a abordagem do ESG exige constante evolução, e as empresas que desejam implementar com sucesso devem estar preparadas para testar, adaptar e melhorar continuamente. De maneira resumida, os primeiros passos são os descritos abaixo.
Definir metas claras
Antes de começar um projeto, é necessário ter um fim em mente. Para adotar o ESG, os executivos devem estabelecer metas claras e mensuráveis relacionadas às dimensões ambiental, social e de governança. Isso ajudará a orientar os esforços e avaliar o progresso ao longo do tempo.
Integração dos colaboradores e operações
Iniciativas isoladas terão pouco impacto na cultura empresarial, mas quando integradas em todas as áreas da empresa é possível ver as mudanças mais rápido. Ou seja, cada colaborador, do CEO ao estagiário, devem considerar os princípios do ESG em suas atividades e trabalhar para que todos estejam alinhados.
Monitoramento e relatórios
As consequências de uma medida devem ser mensuradas. Sendo assim, no começo de um projeto ESG, é importante determinar quais serão os indicadores chave (KPI) que vão indicar o êxito. Cada setor pode propor seus próprios indicadores e estipular o que possui mais peso para suas atividades.
Também é possível medir o desempenho da empresa em relação ao ESG por meio de relatórios periódicos que destacam os progressos e os desafios enfrentados pela empresa. Estas informações devem estar disponíveis para todos os colaboradores, ampliando a integração de todos.
Motivos para aplicar o ESG
As vantagens de aplicar as práticas do ESG ultrapassa o impacto positivo no meio ambiente, nas comunidades envolvidas de alguma maneira com o negócio.
Os benefícios também podem ser vistos no sucesso financeiro da empresa. Um relatório da XP Investimentos sobre ESG publicado em 2020 menciona a relevância do assunto para o aumento dos lucros:
“De acordo com um estudo realizado pelo Principles for Responsible Investment, [uma entidade ligada à Organização das Nações Unidas] dentre os cerca de 2.000 estudos publicados a respeito do assunto desde 1970, 63% concluem que existe uma correlação positiva entre a adoção de critérios ESG e retorno.”
A relevância do ESG para investidores
Investidores estão cada vez mais interessados em empresas que adotam práticas de ESG. E os motivos são numerosos!
Em termos gerais, estas práticas demonstram um compromisso com a sustentabilidade da produção ou prestação de serviços ao longo do tempo. Outro aspecto é a responsabilidade social, especialmente com os colaboradores que mantêm a empresa funcionando.
Estes fatores demonstram que a empresa possui fundamentos sólidos para crescer e ampliar os ganhos dos investidores.
Comportamento dos consumidores
O mesmo relatório da XP Investimentos, menciona a pesquisa da Nielsen de 2017 com consumidores em todo o mundo. Para 81% dos consumidores, as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente e 60% dos respondentes demonstraram uma grande preocupação com a pauta ambiental.
Os dados confirmam a tendência de que consumidores estão mais conscientes e atentos às questões ambientais e sociais. Neste contexto, empresas que adotam o ESG conquistam a confiança dos clientes e se destacam no mercado, ganhando uma vantagem competitiva.
Regulamentação
Em muitos países, a regulamentação relacionada ao ESG está se tornando mais rigorosa. Empresas que se antecipam às regulamentações e adotam práticas sustentáveis e éticas têm menos riscos de enfrentar problemas legais e podem evitar multas e sanções.
Aprender sobre ESG com o CEDIN
O ESG é uma abordagem que veio para ficar, então é necessário se preparar para trabalhar em ambientes com culturas empresariais construídas sobre os fundamentos mencionados.
O programa do MBA em Governança, Riscos e Compliance (GRC) do CEDIN aborda diversos pontos essenciais para o ESG, como estruturas de compliance e governança corporativa. Profissionais que atuam a nível executivo, gerencial ou, pelo menos, que aspiram o nível gerencial, em organizações de diferentes portes, vão se destacar com esse conhecimento.
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