Período do curso:

03, 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2022 De 19:00 às 22:20

Modalidade de Ensino

Aulas Online com transmissão ao vivo

O Mercado e a Importância Da Gestão De Riscos

A governança nas organizações públicas e privadas tem ganhado força, como instrumento para perenizar sua existência, maximizar resultados e assegurar proteção às partes interessadas.

Diversos programas surgiram para suportar estas demandas, desde a consagrada ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, passando por modelos antifraude como SOX e COSO, Sistemas de Segurança da informação (ISO/IEC 27001), Continuidade de Negócios (ISO 22301), Antissuborno (ISO 37001), além de esforços regulatórios, como os Programas de Integridade (Lei 12.846/13) e a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/18).

Entretanto, o atingimento dos resultados gravita em torno da adequada gestão de riscos associados, sem a qual, qualquer planejamento resulta ineficaz. A gestão de riscos é a ferramenta central da governança corporativa e pública, bem como do compliance e integridade, da qual deriva boa parte de sua estrutura, e da qual depende seu sucesso.

formação de profissionais capazes de conduzir de forma eficaz e ampla a gestão de riscos (desde sua identificação até a definição dos controles e métodos de monitoramento) é fundamental à qualquer organização que deseje gerar resultados de forma segura.

Duração E Realização

Entretanto, o atingimento dos resultados gravita em torno da adequada gestão de riscos associados, sem a qual, qualquer planejamento resulta ineficaz. A gestão de riscos é a ferramenta central da governança corporativa e pública, bem como do compliance e integridade, da qual deriva boa parte de sua estrutura, e da qual depende seu sucesso.

formação de profissionais capazes de conduzir de forma eficaz e ampla a gestão de riscos (desde sua identificação até a definição dos controles e métodos de monitoramento) é fundamental à qualquer organização que deseje gerar resultados de forma segura.

Público-Alvo e Objetivos

Este curso prepara profissionais de qualquer formação (Engenheiros, Administradores, Advogados, Profissionais de TI, Economistas, Contadores, Profissionais da Saúde etc.), já atuantes ou que desejam atuar com Gestão de Riscos (responsáveis por sistemas de gestão, gestores, conselheiros, consultores, especialistas, auditores internos e outros afins), seja na sua implementação, gestão, monitoramento, ou ainda, realização de auditorias.

Um melhor aproveitamento do curso, dada a densidade e especificidades dos conhecimentos tratados, requer um conhecimento ou leitura prévia da norma ISO 31000, legislação relacionada, artigos ou publicações sobre o tema de gestão de riscos, e aspectos de controles internos, já que o curso foca os aspectos de interpretação, implementação e monitoramento. O conhecimento prático nos aspectos acima facilita o aprendizado, embora não seja mandatório

 

Conteúdo e Metodologia

Durante o treinamento, são realizadas discussões, alinhamentos e workshops em grupo para fixação do aprendizado com foco prático, fornecendo ao participante, os insumos necessários à compreensão dos requisitos da norma e aplicação das ferramentas para adequada gestão multidisciplinar de riscos:

  • Introdução à governança versus gestão de riscos;
  • Aspectos de normatização e normas técnicas relacionadas à gestão de riscos;
  • Interpretação para implementação dos requisitos da norma ABNT NBR ISO 31000 – Gestão de Riscos;
  • Introdução ao framework COSO;
  • Gerenciamento estratégico de risco;
  • Processo técnico de gestão de riscos:

Passo 0 – Avaliação do contexto e definição do escopo organizacional e de riscos;

Passo 1 – Determinação da Equipe de gestão de risco (comitê de risco);

Passo 2 – Mapeamento dos processos;

Passo 3 – Identificação de riscos;

Passo 4 – Avaliação de riscos;

Passo 5 – Avaliação da causa de riscos;

Passo 6 – Determinação dos controles internos;

Passo 7 – Análise da mitigação de riscos;

Passo 8 – Métodos de monitoramento de riscos e avaliação da eficácia dos controles:

Passo 9 –  Workshops em grupo (consolidação prática do conhecimento)

Passo 10 –  Prova final.

Certificação e Acreditação

Durante o treinamento, são realizados workshops em grupo para fixação prática e calibração do conhecimento adquirido. Ao final do último módulo, é realizada uma prova (exame final escrito) para avaliar os conhecimentos adquiridos. 

Será fornecido um certificado de aprovação àqueles com desempenho superior a 70% na prova final. Aqueles reprovados (com nota > 50%) têm direito a uma prova suplementar gratuita a ser realizada em até 30 dias após a conclusão do treinamento.

O treinamento requer presença (online) pelo menos 75% do curso e participação nos workshops para possibilitar a realização da prova. Os reprovados na prova receberão um certificado de participação, sem acreditação.

As aulas são gravadas por um período de 30 dias para consulta dos alunos, sem prejuízo da obrigação da presença.

A TRADIUS é um organismo avaliado pela PROCERT para o fornecimento de treinamentos acreditados.


O presente curso está acreditado sob No. CAP-004.

A PROCERT é um organismo independente de avaliação e certificação profissional operando conforme norma internacional ISO/IEC 17024 e acredita os cursos com base em critérios especificamente definidos pelo acreditador extraídos das normas ISO 29993 e ISO 29994.

Isto significa que a TRADIUS é periodicamente avaliada quanto à seus procedimentos, metodologia, material didático, qualidade e competência de seus treinamentos.

Coordenação

Jefferson Carvalho

– Sócio-diretor da TRADIUS;
– Conselheiro certificado (governança corporativa);
– Assessor Especial da Presidência da ABRAC – Assoc. Bras. de Avaliação da Conformidade;
– Conselheiro da AIEC – Asociación Interamericana de Evaluación de la Conformidad (sede Bogotá);
– Vice-presidente de Compliance da Rede Brasil de Cidades Inteligentes;
– Foi Diretor para as Américas do organismo de certificação multinacional;
– Membro ABRAC do Grupo Técnico Anticorrupção do Pacto Global da ONU e do CHTECH (Comitê Tecnológico) do PBQP-H no Ministério do Desenvolvimento Regional;– Administração com Ênfase em Serviços, Tecnologia Mecânica no CEETPS, Especialização em Gestão Ambiental, e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV;
– Experiência profissional de mais de 25 anos em Certificações e Processos.
– Experiência de 30 anos em diversos setores, sendo mais de 15 anos em certificadora, além de 10 anos em indústria e serviços, atuando na estratégia, mercado e tecnologia em certificações para diversos mercados (Naval, Energia, Transportes, Petróleo e Gás, Construção Civil, Público, Infraestrutura e outros).

 

Corpo Docente

Adilson de Brito Farias

Currículo: Engenheiro Civil com Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Ambiental, MBA em Gerenciamento de Projetos, certificações de Project Management Professional – PMP®, ISO 9001, ISO 14001, ISO 19600, ISO 37001, ISO 45001, OHSAS 18001, PBQP-H e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Governança Corporativa.

Com mais de 20 anos de experiência na implantação e certificação de Sistemas de Gestão no Brasil e no exterior, atuando como: Gerente de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional), Engenheiro de Riscos, Engenheiro da Qualidade, Consultor e Auditor de Certificação de Sistemas de Gestão por Organismos Certificadores acreditados por INMETRO / UKAS / ACCREDIA. Com expertise em gerenciamento de projetos em regime EPC, com gestão de equipes multidisciplinares de engenheiros, médicos, técnicos, analistas e inspetores de qualidade em projetos com múltiplos sites simultâneos, em clientes como Petrobras, Vale e Metro RJ/SP. Autor dos livros A ESCOLHA, O GUARDIÃO DA TERRA e GESTÃO INTEGRADA NAS CONSTRUÇÕES – DESAFIO OU UTOPIA?.

Co-autor do capítulo Condomínio Cidade Tatuapé no livro OS MAIS RELEVANTES PROJETOS DE CONCLUSÃO DOS CURSOS MBAs 2011. Autor do capítulo “Implementando sistemas de gestão de compliance com a metodologia de gerenciamento de projetos do PMBOK” do livro COMPLIANCE ESTRATÉGICO – VOLUME 1.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7676268633935441

Daniel Henrique Paiva Tonon

Currículo: Advogado inscrito nos quadros da OAB/SP sob o nº 141.120 desde 09/06/1996, atuante na área do direito empresarial, civil e tributário. Mestre em Administração – Área de Concentração: Governança Corporativa pelo Centro Universitário da Faculdade Metropolitanas Unidas, UniFMU.

Especialista em Direito Empresarial pela Universidade São Judas Tadeu, e em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Professor das disciplinas Fundamentos da Governança Corporativa, Compliance e Gestão de Riscos em cursos de MBA da FGV – Fundação Getulio Vargas.

Consultor de empresas em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos e Continuidade dos Negócios, Segurança e Privacidade da Informação.  Instrutor em Cursos de Formação de Auditor Líder NBR ABNT ISO37001/2017 (RINA e TRADIUS). Auditor Líder – Especialista norma ISO 37001/2016 (RINA desde 2016 e Fundação Vanzolini desde 2021).

Lattes: https://www.linkedin.com/in/daniel-h-paiva-tonon-81a25614b/

O Que Dizem Nossos Alunos.

"O MBA em Direito Contratual superou minhas expectativas, com um corpo docente altamente qualificado, aulas interativas, além da excelente seleção de temas atuais e relevantes. Sem dúvida foi um período de muito aprendizado".

_Domirí Lara,

Advogada, aluna do MBA de contratos
domiri
"A Pós Graduação de Direito dos Contratos possui um enfoque prático, sem deixar de sinalizar a importância da teoria para a formação de um excelente profissional do Direito.  Os professores são de alta capacitação, que se preocupam verdadeiramente com o conhecimento transmitido e aplicado, ao contrário de tantas experiências vivenciadas em cursos de Pós Graduação pela cidade que tão somente se preocupam em verbalizar informações sem preocupação com a absorção do conteúdo e a aplicabilidade prática daquilo que fora transmitido."

_Luiza Mendonça,

Advogada, aluna do MBA de Contratos
luiza
"Em oposição a outros cursos que fiz, onde se apresenta apenas a teoria, o CEDIN, além de uma grade de ensino atualizada e voltada para o que realmente o profissional do direito busca ao fazer o MBA, desenvolve o aprendizado dos alunos por meio de debates instigantes com estudo de casos atuais e permite, por meio da estrutura híbrida (presencial e online) um maior networking".

_Danielle Miranda,

Advogada, aluna do MBA de Contratos
danielle
"O MBA em Direito dos Contratos tem sido um grande divisor de águas na minha carreira como advogado. O conteúdo ministrado nas aulas, assim como as atividades extremamente dinâmicas e inovadoras que são propostas têm me ajudado a enxergar o Direito sob novas perspectivas".

_Antídio Souza,

Advogado, ex aluno do MBA de Contratos do CEDIN
antidio
"A Pós Graduação em GRC do CEDIN foi uma sapiência incrível para mim, em todos os sentidos, tanto pessoal quanto profissional, salientando que os alunos e colegas de classe são sensacionais e possuem uma vasta experiência, pois, trabalham em grandes empresas e ocupam cargos de destaques nelas, o que proporciona trocas de aprendizado e vivências em alto nível de aboradagens, discussões e ideias fantásticas"

_Rafaelle Dolabela,

Analista de risco da CODEMG, aluna do MBA de Compliance do CEDIN
rafaelle
"A Pós-graduação em Governança, Gestão de Riscos e Compliance do Cedin superou minhas expectativas. Com professores altamente qualificados, com larga experiência no mercado, aliados a um programa didático atual e relevante, o MBA em GRC tem me proporcionado a preparação que desejava nesse recomeço".

_Helena Vilela,

Analista de Riscos Corporativos da CODEMG, ex aluna do MBA de Compliance
helena
"Sou grata ao Cedin pela oportunidade de estudar em uma instituição com profissionais tão qualificados e tenho a certeza de que a bagagem que o MBA me trouxe agregará ao meu futuro mais valor e conhecimento."

_Fernanda Souza,

Analista de convênios e prestação de contas da secretaria de obras da PBH, ex aluna do MBA de Compliance
fernanda
"Eu sempre quis ter uma carreira diferenciada e foi justamente isso que me fez escolher o CEDIN. A grade do curso é inovadora, com matérias que você não encontra em outros cursos".

_Emily,

Aluna da Graduação CEDIN
emily
"Atuo como psicóloga jurídica há um bom tempo e resolvi fazer Direito no CEDIN. O curso está possibilitando uma inovação na minha vida".

_Grasiele Vieira,

Aluna da Graduação CEDIN
grasiele (1)
"O CEDIN está me possibilitando de realizar meu sonho de estudar Direito em uma instituição diferenciada".

_Vlad,

Aluno da Graduação CEDIN
vlad
"Os professores são de alto nível e muito disponíveis para os alunos. A estrutura da faculdade é excelente! As salas são novas, climatizadas, modernas e com muita tecnologia".

_Mariana,

Aluna da Graduação CEDIN
mariana-02
"Os professores e a equipe pedagógica do CEDIN são muito disponíveis, o que é extremamente positivo na formação de nós alunos. O CEDIN sabe como trazer inovação para o dia a dia do ensino de Direito".

_Ana Clara Alburqueque,

Aluna da Graduação CEDIN
ana clara
"Tenho a certeza de que todos os diferenciais referentes ao CEDIN viabilizam a formação de profissionais que estarão preparados para as novas necessidades do direito, sendo mais bem sucedidos".

_Anna Lívia,

Aluna na Graduação CEDIN
ana livia
"A pós-graduação em Direito Internacional do CEDIN conta com um conteúdo riquíssimo e uma coordenação super organizada. O curso me permitiu, não somente aprender sobre temas e áreas do Direito Internacional, mas também me apresentou informações suficientes para definir objetivos claros de carreira. Ainda, o Centro de Direito Internacional viabiliza um espaço para acrescentar experiências valiosas no desenvolvimento do currículo. Por meio do CEDIN eu consegui estagiar pela primeira vez na área e expandir minha rede de contatos. Sem sobra de dúvida foi a melhor decisão para meu futuro"

_Mariana Pires,

Advogada, aluna da Pós graduação de Direito Internacional
Mariana
"Fazer a pós de Direito Internacional no CEDIN foi de fato, uma decisão muito certeira. Além do conteúdo multidisciplinar mostrar as várias facetas dentro do direito internacional e aprofunda-las, tive a oportunidade de estar presente em aulas e interagir diretamente com professores de renome, trocar conhecimento com colegas e expandir estrondosamente a minha rede de contatos. Além disso, o CEDIN ainda oferece o Centro de Direito Internacional, um lugar onde, por meio de palestras, cursos e grupo de estudos, semeia o Direito Internacional. Por lá, tive a oportunidade de estagiar pela primeira vez na área do Direito Internacional e aprender como lidar com profissionais da área"

_Clara Viegas,

Aluna da Pós Graduação de Direito Internacional
clara
“O CEDIN foi uma experiência incrível na minha vida. Meu abriu portas através de conhecimentos profundos e práticos ao mesmo tempo” 

_Jéssica Evelino,

Pós-graduada em Direito Internacional pelo CEDIN
JessicaEvelino
"Cursar a pós-graduação em Direito Internacional do Cedin foi uma excelente oportunidade. A grade do curso é completa, proporcionando uma ampla abordagem sobre os diversos ramos do Direito Internacional e os professores são extremamente qualificados. Além disso, há ainda a possibilidade de networking com outros profissionais da área. Hoje, vejo um mundo de possibilidades dentro da minha profissão e sinto-me ainda mais preparada para exercê-la."

_Anusha Correia,

Ex-aluna da Pós-graduação de Direito Internacional
Anusha
"Meu nome é Letícia, sou ex-aluna da Pós-graduação de Direito Internacional do CEDIN e posso afirmar que essa pós superou todas as minhas expectativas. Além do vasto conteúdo multidisciplinar que a instituição aborda, posso dizer que a composição dos professores regulares e convidados é espetacular! Além de todo o conhecimento que adquiri durante todo este tempo, foi possível realizar vários networkings, que fazem toda a diferença na nossa vida profissional! Só tenho elogios a fazer e sou eternamente grata! 💙"  

_Letícia,

Ex-aluna da Pós-graduação de Direito Internacional
leticia
"Estudar no CEDIN fez toda diferença pra mim! Pude interagir com os melhores profissionais do mercado, e ampliar o meu networking."

_Leonardo Fogaça,

Diretor de Transparência da Prefeitura de BH, ex aluno do MBA de Compliance
leonardo
"Optar pelo MBA no Cedin foi a melhor escolha que poderia ter feito e além de ter sido fonte de grande aprendizado, me abriu inúmeras portas."

_Bárbara de Cássia Silva,

Gerente de Compliance da Itaminas
barbaa
“Entrei nesse curso como aluna tutora e bolsista. Ganhei amigos, aprendi muito e me tornei ainda mais ousada com tanta informação de qualidade.”

_Misma de Paula,

Coordenadora de Integridade e Gestão de Riscos da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - Codemig
misma
“No CEDIN tive aulas dinâmicas e enriquecedoras, tudo com professores de renome na área. Além de melhorar o meu currículo, tive um conhecimento inigualável.”

_Amanda Pacheco,

Paralegal a Rosi Rajão Advogados. (MBA Direito Ambiental)
amanda
“O Cedin faz de você um profissional renomado e diferenciado no mercado pelo conteúdo de alto nível”

_Luis Gustavo,

Advogado especialista em agronegócio e ex-aluno Cedin
luis
“A pós foi extremamente interdisciplinar e me possibilitou ter várias oportunidades de trabalho, principalmente com empresas de tecnologia.”

_Natália,

MBA em LGPD
natalia
“O CEDIN me ajudou nessas duas pós-graduações a me emancipar no conhecimento e a atingir meus objetivos profissionais”

_Luísa Mendonça,

Luísa Mendonça (pós em Direito Civil Contemporâneo e Direito dos Contratos pelo Cedin).
luiza