DOMINE A ORATÓRIA PARA SER UM PROFISSIONAL DE DESTAQUE NO DIREITO
Diversas situações que fazem parte do dia a dia de um profissional do Direito exigem saber se comunicar bem e com eloquência, como a realização de uma boa audiência. Muitas pessoas já nascem com maior facilidade para se comunicar em público, mas, se esse não é o seu caso, não se preocupe: é possível aprender e desenvolver a habilidade da oratória.
Pensando em ajudá-lo em sua vida profissional, fizemos esse post com 4 dicas de oratória para você convencer o seu público. Confira!
1. Desenvolva a autoestima
Para convencer os outros sobre o que você está falando, é preciso acreditar em si. Por isso, para transmitir uma mensagem de forma persuasiva, deve-se desenvolver a capacidade de valorizar o seu potencial.
Assim, é fundamental se conhecer. Procure reconhecer as suas qualidades e os seus pontos fortes, itens que fazem você transmitir mais naturalidade e segurança em seu discurso.
2. Utilize frases curtas e tenha cuidado com as palavras
Os advogados, em geral, são profissionais que costumam realizar discursos extremamente longos, prolixos e técnicos, uma vez que o ramo do Direito conta com palavras e expressões específicas.
Entretanto, é fundamental que interlocutor saiba adaptar o discurso de acordo com o perfil do seu público. Se a sua plateia não tiver conhecimento técnico, as expressões jurídicas devem ser substituídas por termos de mais fácil entendimento, uma vez que as pessoas leigas se sentem mais à vontade quando conseguem entender plenamente o discurso.
Já as frases mais curtas devem ser utilizadas para que o discurso não fique cansativo, repetitivo e não cause o desinteresse dos ouvinte, além de ajudar a tornar a ideia mais clara.
3. Saiba utilizar a postura corporal
A postura corporal diz muito a nosso respeito, e utilizá-la da maneira correta é capaz de transmitir segurança e confiança. Por isso, é importante manter a postura ereta e gesticular durante o seu discurso fazendo movimentos que se iniciam a partir do ombro.
É relevante variar as posições de apoio e os gestos com certa constância, sem pressa para retornar à posição de origem. Também é válido criar gestos particulares para cada palavra de destaque das frases, sempre mantendo um sincronismo harmonioso entre voz, gesto e a mensagem a ser passada.
4. Domine o conteúdo que será apresentado
É fundamental estudar e ter profundo conhecimento sobre o assunto sobre o qual você vai falar antes do início da apresentação. Conhecer verdadeiramente o que está falando auxilia no desenvolvimento da oratória e na exposição do conteúdo com precisão.
Quando o profissional do Direito for se expressar sobre leis, é preciso ter ainda mais cuidado e atenção, pois as pessoas presumem que um especialista da área tenha pleno conhecimento técnico e teórico sobre o assunto.
Se você atua ou pretende atuar no ramo jurídico, utilize as nossas dicas de oratória para os profissionais de Direito e se torne um advogado de destaque, que sabe expor sua imagem e suas ideias em público de forma clara e cativante.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post em suas redes sociais e ajude os seus amigos a também conhecerem o nosso conteúdo.