tendencia_direito_blog

4 TENDÊNCIAS DO DIREITO QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

O Direito tem passado por muitas inovações. Inserido nesse contexto, o advogado que pretende se destacar precisa estar atento e desenvolver habilidades que o permitam se adequar a elas. Estamos falando da maior profundidade dos conhecimentos, da atuação em negócios, de uma melhor condução dos processos e do surgimento de novas áreas.

Um mercado exigente e concorrido como o da advocacia exige que quem atua nele busque meios de se destacar. Isso inclui estar por dentro do que é novo e do que tende a crescer no ramo.

Então, que tal entender mais sobre essas inovações? Neste artigo, listamos 4 tendências do Direito que você precisa conhecer para se destacar na advocacia. Confira!

1. Especialização

O tempo na faculdade é longo e exige muito estudo do futuro advogado. Porém, só essa formação acaba sendo insuficiente para uma atuação no nível de qualidade que a realidade profissional exige.

Isso ocorre porque a maioria dos cursos de graduação não oferece alguns temas que hoje são importantes, como o Direito Desportivo, ou aprofundam em outros de maneira superficial, até por falta de carga horária para tantas disciplinas. Portanto, o profissional que pretende ter sucesso na profissão precisa estudar mais depois de se formar.

Nesse sentido, é fundamental buscar cursos de especialização. Eles serão úteis, não só no aprofundamento dos conhecimentos e no desenvolvimento de uma visão crítica, mas também na atualização, requisito para que se ofereça um serviço de qualidade. Afinal, é muito relevante estar antenado com os entendimentos mais recentes dos tribunais.

2. Estratégias de negócios

Uma exigência cada vez mais forte — principalmente para o profissional que trabalha para empresas — é saber estabelecer estratégias de negócios. O assunto envolve a redução de gastos e a atuação em conformidade com a lei. Para ambos os objetivos, o advogado é a solução.

Isso acontece porque empresas que não contam com uma assessoria jurídica de qualidade podem sofrer com gastos desnecessários, decorrentes de processos judiciais que poderiam ser evitados. Essa questão se verifica principalmente no próprio Direito Empresarial e também em âmbitos contratual, trabalhista e de meio ambiente.

Portanto, para atender a essa demanda, é muito importante que o advogado esteja preparado. Para isso, é preciso ter noções de negócios, para saber implementar conhecimentos jurídicos de forma harmônica com os objetivos da pessoa jurídica.

3. Otimização de processos

Trabalhar com muitos processos simultaneamente requer do advogado organização. Nesse contexto, programas de computador criados para ordenar as ações e as informações dos clientes são a solução.

Esses mecanismos ajudam a poupar tempo e dinheiro que seriam gastos em trabalhos manuais, além de garantirem a qualidade do serviço — no controle de prazos, por exemplo — e a segurança dos dados. Portanto, um profissional que está por dentro das inovações tecnológicas no seu ramo de atuação consegue sair na frente.

4. Áreas promissoras

Para buscar o sucesso, é muito importante estar atento às áreas jurídicas recentes e às que estão em crescimento. Então, uma tendência do Direito é o surgimento de novos temas, como o compliance, bem como a expansão de outros, como o Direito da Energia, nos quais a concorrência acaba sendo menor.

Dessa forma, o profissional que tem uma visão para o futuro consegue vislumbrar o que os clientes têm exigido e se adaptar a isso. Essa é uma boa estratégia para se sobressair na advocacia.

Como você pode ver, atender a esses requisitos é um diferencial que pode garantir o sucesso do profissional da advocacia. Isso garante maior eficiência e, em consequência, mais reconhecimento no ramo.

Sendo assim, diante de tantas inovações, por que não se reinventar? Siga essas tendências e fique de olho em outras que possam surgir. O mercado de trabalho exige isso, e os benefícios de se adaptar a essa demanda se revertem diretamente a você!

Conhecer as tendências do Direito foi útil? Então, compartilhe-as nas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro das novidades!

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *