Como estudar para a OAB? Confira dicas para se preparar para o exame!
Acabou de se formar em Direito? Parabéns pela conquista! O próximo passo na sua trajetória profissional você sabe qual é: Prestar o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Uma etapa muito importante para advogar de maneira autônoma, trabalhar em um escritório ou mesmo pleitear cargos públicos em concursos.
Conseguir sua carteirinha da OAB pode parecer um desafio, mas com a preparação adequada, você vencerá essa etapa rapidamente. No artigo abaixo, o CEDIN vai explicar tudo o que você precisa saber sobre o exame e vai dar dicas de como passar sem estresse.
Boa leitura!
O Exame da OAB
O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma avaliação que todo bacharel em Direito deve fazer para comprovar seus conhecimentos e capacidades técnicas para atuar no exercício da advocacia.
Em julho de 1994, o então Presidente Itamar Franco sancionou a Lei Nº 8.906, ou o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No artigo oito, lemos o seguinte:
“Art. 8º Para inscrição como advogado é necessário:
I – capacidade civil;
II – diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada;
III – título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;
IV – aprovação em Exame de Ordem.”
Ou seja, para atuar como advogado em território brasileiro, é necessário ser aprovado no exame. Portanto, quando falamos sobre a preparação para a avaliação, o assunto é sério!
Como é o Exame da OAB
O bacharel em Direito tem três oportunidades para realizar o exame por ano: uma no primeiro semestre, uma no meio do ano e uma no segundo semestre. Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), são duas avaliações, aplicadas em dias diferentes. Cada uma delas recebe o nome de “fase”.
Primeira Fase
A primeira fase é composta por uma prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha. Para ser aprovado nessa fase, o bacharel deve obter, no mínimo, 50% dos pontos, o que corresponde a acertar 40 questões.
Segunda fase
A segunda é composta por uma prova com quatro questões abertas e por uma peça processual. O bacharel pode escolher em qual área do Direito vai produzir a peça: Direito Civil, Penal, Trabalho, Administrativo, Empresarial, Tributário e Constitucional.
O sistema de pontuação da segunda fase é um pouco diferente. Cada questão aberta vale 1,25 pontos e a peça vale cinco, em um total de dez pontos. Para ser aprovado, é preciso ter a pontuação mínima de seis.
Como estudar para o Exame da OAB
O segredo para a aprovação do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é um planejamento adequado de estudos. O bacharel que vai fazer a avaliação deve:
- Revisar os conteúdos aprendidos na graduação;
- Analisar a estrutura do exame;
- Praticar como responder e redigir.
Cada um desses momentos é importante para uma preparação eficaz. Por este motivo, anote as dicas de como tornar esse planejamento de estudos em um verdadeiro momento de aprendizado.
1. Revisar os conteúdos aprendidos na graduação
Dentro da graduação, a lista de conteúdos abordados é longa! Consequentemente, para fazer uma revisão é necessário que você use o tempo de maneira inteligente.
Primeiramente, saiba que será inviável revisar todos os pormenores de cada matéria. O volume de conceitos, teóricos e práticos, é muito grande para que você repita um por um. Portanto, para usar seu tempo de maneira inteligente existem duas estratégias.
Estudar o exame da OAB aplicado em anos anteriores
Para saber um tópico é abordado nas questões do exame, estude as avaliações que foram aplicadas em anos anteriores. O conjunto de questões usadas é um guia valioso para entender quais conceitos serão abordados e quais, provavelmente, ficarão de fora.
Leia os gabaritos comentados por professores
Outra maneira de estudar é através dos comentários de professores no gabarito. As questões comentadas ajudam a desenhar as linhas de raciocínio que você precisa desenvolver para responder às questões. Assim, ter essa informação em mãos, vai guiar a sua escolha de quais conceitos revisar primeiro.
2. Analisar a estrutura do exame da OAB
Lembre-se: Provas possuem uma estrutura de enunciados, resolução e correção.
Em outras palavras, o exame da OAB segue um padrão pré-estabelecido. Ao estudar as avaliações aplicadas em outros anos, você saberá quais tipos de perguntas são feitas, como as respostas estão redigidas e onde estão as pegadinhas.
Além disso, especialmente para a segunda fase, saberá quais são os critérios de correção para as respostas abertas e da peça processual. Assim, você pode evitar usar palavras ou frases que podem acarretar em cortes na nota final.
Todas as informações listadas acima são formas de se preparar para fazer a prova e de reduzir os sentimentos de ansiedade.
3. Praticar como responder e redigir
“A preparação é a chave para o sucesso”. Com certeza você já ouviu este ditado popular. Porém, quando falamos do exame da OAB, a melhor frase é: A prática é a chave para o sucesso.
Diferente de outras avaliações, a segunda fase do exame da OAB exige que o bacharel responda às questões abertas e redija uma peça processual. Para obter uma boa nota em ambas as tarefas é necessário praticar.
Primeiro, você deve praticar a forma como vai responder as questões abertas. Observe as palavras que a banca corretora espera que você saiba usar, como desenvolver ideias e explicar conceitos. Assim, tudo isso conta no momento da correção.
Segundo, revise a estrutura das peças mais cobradas na área do Direito que você escolheu para esta fase do exame. Por exemplo, se escolheu o Direito Civil, quais peças apareceram em outros exames? Quais foram os critérios de correção usados? Com esses dados em mãos, pratique a confecção dessas peças.
Graduação e Pós-Graduação em Direito do CEDIN
Os alunos da graduação no CEDIN estão se preparando para prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil neste momento. Eles anotaram as dicas que receberam dos professores durante a graduação e agora é hora de colocar esse conhecimento em prática para obter a aprovação.
Portanto, se você também quer ingressar na área do Direito, converse com um dos consultores do CEDIN. Aqui você tem a melhor estrutura para cursar o ensino superior, e o suporte necessário para ter sua carteirinha da OAB em mãos!