O Instituto Rio Branco e outras Academias Diplomáticas

Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Rio Branco (IRBr), a academia diplomática do Brasil, é responsável pela formação contínua e permanente dos funcionários do corpo de diplomatas do Ministério das Relações Exteriores. Com o intuito de promover a capacitação dos seus servidores e a inserção internacional do país, o IRBr apresenta extensa rede de cooperação com academias diplomáticas de vários países.

Dentre os cursos ministrados pelo Instituto estão o Curso de Formação, dirigido aos recém-ingressos na Carreira de Diplomata, o Curso de Aperfeiçoamento, com vistas a atualizar diplomatas prestes a se tornarem Primeiro Secretários, e o Curso de Altos Estudos, no qual os aspirantes à posição de Ministros de Segunda Classe devem apresentar uma tese relacionada a algum ponto de relevância para a diplomacia brasileira.

O IRBr também é responsável pela seleção de integrantes da carreira diplomática, com a aplicação do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, que aborda questões de Direito Internacional, Economia, Política Internacional, Geografia, História, Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Na esteira da cooperação internacional promovida pela instituição, o IRBr é responsável por coordenar a assinatura de memorandos de entendimentos com instituições estrangeiras, de modo a facilitar intercâmbios com outros Estados e organizações internacionais.

Segundo o Instituto, “a presença dos diplomatas estrangeiros contribui para o enriquecimento da formação dos diplomatas brasileiros, os quais têm a oportunidade de iniciar suas carreiras com a experiência de convivência e compartilhamento de visões e ideias com colegas de diferentes países”. Além de receber diplomatas estrangeiros em suas salas de aula, o IRBr também envia seus próprios estudantes para participarem do processo de formação de outras academias diplomáticas.

Dentre os países com os quais o Brasil possui memorandos de entendimento estão Argentina, Armênia, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, Israel, Mongólia, Polônia e Rússia.

Para acessar a lista completa de acordos de cooperação internacional mantidos pelo IRBr, clique aqui.

 

Autor: Wilson Fernandes Negrão Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *