plano_ensino_blog

APRENDA A MONTAR UM PLANO DE CARREIRA COMO ADVOGADO

Assim como em qualquer outra profissão, desenvolver um plano de carreira é fundamental para que um advogado consiga se organizar e tenha mais clareza quanto as suas metas. Afinal, diante de tantas alternativas de atuação, não fazer um planejamento pode atrapalhar a ter foco. Contudo, muitos profissionais da área têm dúvidas sobre a importância e os benefícios disso. Ainda, há quem não saiba como fazê-lo.

Pensando nisso, vamos abordar o tema, esclarecendo os aspectos mais relevantes envolvidos, bem como dar algumas dicas sobre como elaborar o plano de carreira do advogado. Continue a leitura e entenda!

Por que fazer um plano de carreira?

Como dito, o Direito é uma ciência que permite atuar em diversos ramos. Por isso, a princípio, pode parecer complicado decidir em que campo atuar e qual caminho seguir. Ademais, em um mercado de trabalho concorrido como o da advocacia, ter apenas o diploma universitário não é suficiente. Para se destacar, é preciso fazer mais.

Nisso, está a importância de se elaborar um plano de carreira: definir um objetivo e traçar os meios para alcançá-lo, indo além do que foi ensinado na faculdade. E, como a expressão mesmo sugere, o segredo, aqui, é se planejar.

Isso requer uma avaliação da sua situação atual, bem como uma reflexão sobre o futuro que lhe espera. É preciso se imaginar daqui a três, cinco, dez anos, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Em seguida, você deve avaliar as possibilidades que o mercado oferece.

Quais os benefícios?

Ao tratar de plano de carreira, estamos falando de antever riscos e probabilidades de êxito. Assim, a curto prazo, esse planejamento fará com que você consiga enxergar como está atualmente e o que quer para o seu futuro.

Essa, sem dúvidas, é uma forma de se aprimorar, garantindo a qualidade dos seus serviços. Além disso, é muito mais fácil e prazeroso para uma pessoa trabalhar sabendo o que está fazendo e aonde quer chegar, concorda?

A partir do aprimoramento no exercício das atividades e da consciência sobre suas metas, a longo prazo, o reconhecimento no mercado será consequência inevitável. Assim, será possível atrair mais clientes, alcançando o sucesso e a realização profissional.

Como fazer?

Para elaborar um plano de carreira do advogado, é preciso seguir alguns passos importantes para esse segmento profissional. Vamos a eles:

Priorize a aprovação na OAB

A aprovação no Exame de Ordem é requisito para atuar profissionalmente. Então, primeiramente, os seus esforços devem se voltar para isso. Reúna todo o material que conseguir e pratique bastante. Se possível, busque cursos preparatórios que possam ajudar você nessa missão.

Entenda o que o mercado exige

Para se inserir no mercado de trabalho, é preciso saber o que ele quer. Pesquise, leia e pergunte aos profissionais da área quais são as qualidades e habilidades necessárias que um novo profissional do Direito precisa ter para ser bem-sucedido. Postura, disciplina, eloquência e atualização constante são algumas delas.

Pesquise sobre a área de seu interesse

Se você quiser ter sucesso na advocacia, precisa saber o que a área de seu interesse tem a oferecer. Então, pesquise, buscando saber se ela é promissora, ou não. Afinal, pode ser mais difícil tentar crescer em um mercado já saturado. Uma sugestão é buscar novas áreas ou que estão em alta, como o Compliance e o Direito da Mineração, por exemplo.

Busque aprimoramento e atualização constantes

O Direito é uma ciência dinâmica. Nesse sentido, é fundamental que o profissional do ramo acompanhe as mudanças sociais. Busque cursos de pós-graduação na área em que você atua, para que saiba atender às demandas de forma completa. Ademais, não basta saber, é preciso estar atento às alterações legislativas e jurisprudenciais, e as aulas também poderão ajudar nisso.

Como você pôde perceber, o planejamento é essencial para qualquer pessoa que busca o sucesso na sua profissão. Assim, não basta ter conhecimento jurídico se você não souber aplicá-lo da melhor forma. Portanto, considere fazer o plano de carreira do advogado. Por meio dele, você pode enxergar habilidades em si mesmo que nem você conhecia e poderá vislumbrar oportunidades das quais, até então, não considerava usufruir.

Essas informações e dicas foram úteis? Então, compartilhe-as nas redes sociais para que outras pessoas também saibam sobre o assunto!

Uma resposta

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *