3 DICAS PARA SE DESTACAR EM UMA NOVA ÁREA NO MERCADO DE DIREITO

Para ter sucesso de uma forma diferenciada, é preciso fazer o que ninguém – ou quase ninguém – faz e ser bom naquilo. Isso também vale para o Direito. Afinal, considerando que algumas áreas jurídicas se encontram saturadas, é possível e necessário inovar.

Há quem pense que, por ser uma ciência que se baseia em uma Constituição e em normas infraconstitucionais escritas, o Direito esteja estagnado. Porém, isso não é verdade. Com o surgimento de novos instrumentos facilitadores da vida humana, novas relações são criadas, o que exige uma atualização constante do profissional da advocacia, para acompanhar essa dinâmica social.

Entretanto, é comum surgirem dúvidas sobre como fazer a diferença no mercado de Direito. Pensando nisso, listamos 3 dicas que vão ajudar você a se destacar em uma nova área jurídica. Confira!

A saturação do mercado de Direito e a necessidade de se atualizar

De tanto originarem demandas judiciais, há assuntos que tornaram alguns ramos do Direito saturados. Exemplos disso são o Direito do Consumidor, Direito de Família e Responsabilidade Civil, temas cotidianos e que já possuem vários profissionais atuando, bem como vastas jurisprudência e doutrina a respeito. Realmente, nesse contexto, pode ser difícil se sobressair, já que a concorrência é grande.

Porém, a boa notícia é que, com o desenvolvimento das tecnologias, incrementam-se as relações jurídicas e outras vão surgindo. O Direito, inserido nesse cenário, precisa se adaptar, criando regulamentações. Em consequência, vê-se o crescimento de novas áreas, que se mostram promissoras aos advogados que nelas pretendem se inserir e se destacar.

Para isso, é preciso estar preparado. Isso significa entender do assunto com profundidade, sabendo adequá-lo aos interesses do cliente. Ainda, é necessário estar atento às mudanças, buscando uma atualização constante. Tudo isso vai ajudar na melhoria das condições de empregabilidade.

3 dicas para se destacar em uma nova área

Para estar em evidência, principalmente em uma área nova, é fundamental conhecer o tema e saber trabalhar com ele de forma crítica. Ainda, ser visionário pode fazer a diferença. Tudo isso está envolvido quando se pensa na atuação em novas áreas do Direito. Vamos, então, às 3 dicas que vão ajudar a cumprir esse objetivo.

1. Buscar especialização

Não basta conhecer a nova área que surge no mercado de Direito. É preciso ter especialização para garantir a aquisição de conhecimentos específicos que ela exige. Isso garante autoridade no assunto, fazendo com que o advogado preste seus serviços com mais qualidade e possa, ainda, cobrar mais caro por eles.

Ademais, ser especializado em determinada área transmite confiança aos possíveis clientes. Consequência inevitável disso será o reconhecimento, o que facilita a atração de novas oportunidades e a divulgação do seu trabalho.

2. Focar em áreas em expansão

Você deve concordar que será mais difícil se inserir e se destacar rapidamente em um mercado já saturado. Além de a concorrência ser grande, é preciso aprofundar muito em determinado tema para que você se sobressaia.

Por isso, foque nas novas áreas que estão surgindo no mercado de Direito. Pesquise, leia notícias e jurisprudências para estar antenado com as relações jurídicas que estão surgindo e que demandam a atuação de um profissional qualificado. Exemplos de ramos promissores nos quais você pode trabalhar são o Compliance, o Direito Eleitoral, o Direito Desportivo e o Direito Trabalhista.

3. Amplie seu networking

O networking é um dos diferenciais no mercado de Direito, ainda mais se considerarmos as limitações que o Código da OAB impõe para o marketing jurídico. Portanto, para ter sucesso, é preciso ampliar a rede de contatos profissionais.

Participe de eventos como congressos e seminários. Ademais, busque parcerias com outros profissionais da área. Outro meio eficaz de expandir suas relações são as redes sociais. Para isso, explore-as, interaja com clientes e com outros advogados, faça-se presente e esteja em evidência.

Neste post, você viu que investir em ramos jurídicos que já contam com muitos profissionais atuando pode não ser satisfatório quando se quer crescer na carreira. Para fazer a diferença, você deve ir além.

É preciso ter conhecimento, manter-se sempre atualizado e ter um bom networking. Dessa maneira, fica mais fácil se destacar e conquistar o mercado de Direito, concorda? Coloque em prática essas dicas e colha os frutos que virão!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *