Alunos do MBA em Gestão, Riscos e Compliance implementam sistema de compliance em empresas
Artigo postado em: 04/11/2020, às 15h00
Em consonância ao princípio constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão descrito no artigo 207 da Constituição Federal, o CEDIN instituiu no segundo semestre de 2020 a criação do seu Núcleo de Extensão. Já atuante na oferta de cursos de extensão, agora a Faculdade CEDIN amplia a oportunidade para atuação prática dos alunos. O projeto piloto está sendo promovido pelos alunos do curso MBA em Gestão, Riscos e Compliance (MBA GRC), coordenado pelos professores Daniel Lança e Tiago Fantini.
O projeto visa criar condições das práticas adquiridas no ensino e pesquisa no curso de MBA GRC. Os próprios alunos indicaram dez instituições que apresentassem algumas condições prévias para a implantação de um sistema de compliance, como por exemplo o principal pilar do programa de compliance: o apoio da alta gestão. As instituições participantes são dos mais diversos ramos de atividade: ONG que atua em Reabilitação de Crianças, órgãos públicos municipais, empresas privadas, prestadores de serviços e startups. Não há nenhum ônus para essas instituições, já que o trabalho é feito de forma voluntária firmado em termo de cooperação técnica. Grupos de alunos foram formados, cada grupo recebe o apoio e a mentoria voluntária de um professor do curso.
“A implantação de programas de compliance nessas instituições impactam positivamente toda sua estrutura organizacional, os envolvidos no negócio bem como seus destinatários dos bens e serviços prestados por elas. O projeto promove a disseminação da cultura de integridade, apresenta ferramentas e instrumentos que permitem a mudança de cultura e comportamento dessas instituições. Aos discentes, docentes e corpo técnico, proporciona sedimentação da teoria adquirida na literatura sobre o tema. Para a sociedade, o projeto traz impactos significativos que acompanham as tendências mercadológicas atuais de conscientização do consumo e das relações íntegras mais duradouras e com maior valor agregado. Além de, na administração pública, gerar mais confiança e legitimidade nos serviços e agentes públicos, criando atos anticorrupção e fortalecendo assim o Estado Democrático de Direito”. Afirma Misma de Paula, coordenadora do Núcleo de Extensão do CEDIN.
Para 2021, o CEDIN vai estender o projeto de extensão a todos os cursos de MBA ofertados pela instituição, proporcionando aos alunos a oportunidade de acrescentar em seus currículos a prática da teoria adquirida em sala de aula.
Texto enviado por Misma de Paula, coordenadora do Núcleo de Extensão da CEDIN Business School, e adaptado pela Equipe de Redação da Faculdade CEDIN.